Guarulhos (SP), dezembro de 2022 – Embora a pandemia esteja mais controlada devido à vacinação, a infectologista do Hospital Carlos Chagas , Dra. Eleonora Maria Nunes Calixto de Araujo, reforça que é importante estar com todas as doses em dia para evitar a transmissão da doença durante os encontros com amigos e familiares nas festas de final de ano.

“Durante esse período as pessoas fazem muitas confraternizações no trabalho, na faculdade, nos cursos, enfim, são encontros presenciais que geralmente não se utiliza a máscara. Ou seja, a COVID-19 pode voltar a circular e alcançar uma taxa alta de contágio. O impacto pode não ser o mesmo que vimos no passado porque hoje temos a vacina, mas para evitar consequências mais graves é preciso ter todas as doses”, explica Dra. Eleonora Maria Nunes Calixto de Araujo.

De acordo com a infectologista, o risco maior é por causa do contato com pessoas com mais de 60 anos de idade que possuem problemas de saúde, além de crianças que ainda não foram vacinadas. Para evitar a transmissão da doença, o especialista sugere que as pessoas com sintomas façam o teste da COVID-19 para ter mais segurança nas celebrações. Dra. Eleonora Maria Nunes Calixto de Araujo também relembra que o uso da máscara e a higienizar as mãos devem continuar sendo uma prática entre as pessoas, especialmente em lugares fechados.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.